Santa Rita de Cássia: A Santa das Causas Impossíveis
Santa Rita de Cássia: A Santa das Causas Impossíveis
Infância e Juventude
Rita nasceu em 1381, na pequena cidade de Roccaporena, próxima de Cássia, na região da Úmbria, Itália. Desde a infância, demonstrava grande devoção a Deus e um desejo profundo de consagrar-se à vida religiosa. Porém, seguindo os costumes da época e por obediência aos pais, casou-se aos 12 anos com Paolo Mancini, um homem conhecido por seu temperamento violento.
Casamento e Maternidade
Durante 18 anos de casamento, Rita enfrentou com paciência e oração os comportamentos agressivos do marido, conseguindo, com sua bondade, transformá-lo em um homem mais pacífico e temente a Deus. Juntos, tiveram dois filhos. No entanto, tragicamente, seu marido foi assassinado por antigos inimigos, vítimas das rivalidades familiares típicas daquele tempo. Temendo que seus filhos seguissem o caminho da vingança, Rita rezou fervorosamente para que Deus os afastasse desse pecado. Pouco tempo depois, ambos adoeceram e faleceram, aceitando a vontade divina com resignação.
Vida Religiosa
Viúva e sem filhos, Rita desejava ingressar no convento das Irmãs Agostinianas de Cássia, mas enfrentou resistência por ser viúva. Após muita oração e superação de obstáculos, ela foi finalmente aceita, dedicando-se completamente à vida de oração, penitência e caridade.
Durante seus anos no convento, Rita viveu com humildade e devoção, tornando-se um exemplo para as outras irmãs. Em 1428, ao meditar sobre a Paixão de Cristo, recebeu um estigma na testa, semelhante à ferida causada pela coroa de espinhos, que carregou com paciência até o fim de seus dias.
Morte e Canonização
Santa Rita faleceu em 22 de maio de 1457, aos 76 anos, após uma longa vida de sacrifícios e milagres. Após sua morte, seu corpo permaneceu incorrupto e é venerado até hoje no Santuário de Cássia, na Itália.
Em 1900, foi canonizada pelo Papa Leão XIII, sendo proclamada "Santa das Causas Impossíveis", pois muitas pessoas testemunharam graças e milagres alcançados por sua intercessão.
Devoção a Santa Rita
A devoção a Santa Rita de Cássia se espalhou rapidamente pelo mundo, especialmente entre aqueles que enfrentam situações difíceis e aparentemente sem solução. Ela é invocada por pessoas que sofrem no casamento, pais preocupados com os filhos, e todos que buscam auxílio em tempos de desespero.
Seu dia é celebrado em 22 de maio, quando milhares de fiéis participam de missas, procissões e novenas em sua homenagem.
Santa Rita de Cássia nos ensina que, mesmo diante de grandes sofrimentos, é possível viver com amor, perdão e confiança em Deus. Sua história inspira a nunca perder a esperança, mesmo nas situações mais difíceis, e a acreditar no poder da oração.
Oração Oficial a Santa Rita de Cássia
Ó poderosa e gloriosa Santa Rita,
chamada Santa dos impossíveis,
advogada dos casos desesperados,
auxílio na última hora,
refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperança.
Com toda a confiança no vosso poder junto ao Sagrado Coração de Jesus,
a vós recorro na situação difícil e imprevista que dolorosamente oprime o meu coração.
(Coloque aqui o seu pedido.)
Alcançai a graça que desejo, se for para a glória de Deus,
e o bem da minha alma.
Vós que fostes tão humilde, tão santa, tão mortificada,
tão paciente e tão cheia de compaixão pelo sofrimento alheio,
alcançai-me do Senhor a resignação na dor,
a fortaleza no sofrimento e a submissão à vontade divina.
Santa Rita, advogada dos impossíveis,
rogai por nós!
Amém.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário